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Fundador conta sobre primeiros dias da Premier

Já imaginou se um dia você acordasse e o famoso pacote amarelinho se chamasse Madame? Ou se a Premier Temperos, na verdade, se chamasse União? Essas são algumas das curiosidades que fazem parte da história da maior empresa de temperos do Espírito Santo, que celebra cinquenta anos de existência neste mês.

Tudo começou em Vila Velha no ano de 1969, com dois funcionários que trabalhavam encartelando temperos manualmente. Adonias Martins da Silva, carinhosamente chamado de Seu Adonias pelos funcionários, foi o fundador que deu início a toda a história. Natural de Aimorés, em Minas Gerais, foi ele quem percebeu que vender temperos era algo promissor. Não existia supermercado na época, e comprar especiarias não era tão fácil como atualmente. Canela, erva doce e orégano eram os campeões de venda.

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Os funcionários conseguiam encartelar cerca de 3 mil pacotes por dia, uma diferença gritante com o que é feito hoje com máquinas, sendo impossível contar. Entretanto, os investimentos tecnológicos foram feitos aos poucos. A União, como era chamada a fábrica no início, precisou encarar a chegada do código de barras e adaptar a produção unitária.
Em 1975, chegou o momento de registrar a marca para a divulgação, algo que se espalhasse bem. União já não estava mais disponível, tendo em vista que já existia açúcar e café. "Os próprios jornais já falavam em premier, premier, premier. Então nós pegamos", explica Adonias. Premier, que significa "primeiro", combinou perfeitamente: a empresa foi pioneira no estado no que diz respeito a fabricação de temperos e condimentos.

Como em toda empresa, os altos e baixos foram marcantes durante esses cinquenta anos na indústria gastronômica. Seu Adonias relembra da época do congelamento de preços em meados dos anos 80, por conta da inflação. "Foi uma tragédia para a gente", desabafa. Porém, ainda assim nunca houve sequer um motivo para desistir da marca e fechar as portas.

Atualmente, a Premier Temperos se preocupa inteiramente com a inovação dos produtos e a satisfação do consumidor. Todos os temperos, molhos e condimentos são puros. E por mais que a tecnologia e o futuro batam na porta, uma coisa é certa: não é qualquer um que se mantém de pé por tanto tempo, muito menos cinquenta anos. E o segredo para isso dar certo? Nenhum. Não tem segredo. Tem Premier.

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