Escondidinho é um prato bastante popular no nordeste e que já se espalhou por todo o Brasil, fazendo parte das refeições de muita gente por aí. Devido a sua praticidade, é ideal para aquelas horas de fome, em que você quer uma refeição simples e ao mesmo tempo nutritiva e saborosa. Sua combinação clássica é purê de mandioca com carne seca. Contudo, esse é um prato super versátil que possibilita inúmeras combinações igualmente deliciosas! E por que o nome escondidinho? Simples, porque você esconde o recheio com uma camada generosa de purê.
Purê O escondidinho começa com a preparação de um delicioso purê (que geralmente leva apenas batata, leite, manteiga e sal). Para isso, você pode preparar o clássico com mandioca que fica uma delícia. Mas se quiser inovar, saiba que também é possível preparar com batata inglesa, batata doce, batata baroa, inhame, abóbora e muito mais. Escolha o seu preferido e capriche no tempero que ainda pode levar creme de leite para deixá-lo ainda mais cremoso. RecheioPara o recheio as opções também são várias! Carne moída, carne desfiada, carne-seca, frango, calabresa, camarão, bacalhau etc. E para versões vegetarianas é possível preparar com legumes e até com proteína de soja. Fica a seu critério escolher as suas combinações preferidas. Solte a imaginação e crie escondidinhos deliciosos para toda a família.
Aprenda a fazer a receita tradicional de escondidinho de mandioca com carne seca:
Esprema a mandioca ainda quente e leve em uma panela com a margarina e sal
Quando estiverem bem misturados acrescente o creme de leite, misture e reserve
Refogue a cebola e o alho em um fio de azeite
Acrescente a carne-seca desfiada e deixe fritar um pouco
Acrescente os tomates e deixe cozinhar até ficarem murchos e acerte o sal se achar necessário.
Em um refratário untado com azeite, coloque uma camada do purê de mandioca, a carne seca e termine com o restante do purê.
Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar