Conhecida também como pimenta dioica, a pimenta Jamaica é originária do oeste da Índia e América Latina, entretanto, Jamaica é o maior produtor dessa especiaria, com cerca de 70% da produção mundial. A pimenteira pode chegar a medir 10 metros de comprimento e tudo o que há nela é proveitoso, desde seus frutos até a sua madeira.
O interior de seu fruto é característico pela presença de duas sementes semelhante aos grãos de ervilha. A pimenta transmite mais sabor do que ardência, podendo ser substituída tranquilamente pela pimenta-do-reino. Na culinária, é bastante utilizada para temperar carnes, peixes e frutos do mar, assim como também no preparo de molhos brancos, devido a sua suavidade.
Rica em vitaminas e mineirais como ferro, a especiarias possui propriedades benéficas a nossa saúde, como por exemplo, antissépticas, analgésicas e antioxidantes. As folhas da pimenta Jamaica podem ser utilizadas para o preparo de chás para trata a gripe e resfriados.
Além disso tudo, por ser rica em cobre, o tempero estimula a produção de colágeno, o que auxilia no combate contra o envelhecimento precoce da pele.