Manter uma alimentação equilibrada é um hábito importante e que deve começar desde a infância. Mas nós sabemos como isso pode ser desafiador para os pais, já que as crianças costumam ter bastante resistência para comer alimentos como legumes e verduras.
O cuidado é para que esse comportamento não seja levado para o futuro. Portanto, se o seu filho não come legumes e verduras, não se preocupe: selecionamos algumas dicas para ajudar você a inserir esses alimentos no cardápio da criança de forma atrativa!
Algumas crianças têm dificuldade de aceitar alimentos que não conhecem, principalmente legumes e verduras. Por isso, tudo vai depender da forma que a comida será oferecida! A apresentação visual e a forma de preparo fazem toda a diferença. Além dos nutrientes que trazem, as cores dos alimentos podem mudar a decisão da criança, deixando tudo mais atrativo!
Preparar legumes e verduras junto dos alimentos já conhecidos também é uma opção! A cenoura, por exemplo, pode ser misturada com arroz ou então usada para fazer uma Lentilha com Legumes, deixando a refeição mais nutritiva e colorida. Além disso, invista no lúdico e no divertido! Use a criatividade para criar “desenhos” com a comida, como algo que lembre um rostinho ou um personagem, por exemplo.
O legal é que a criança crie um interesse por esses alimentos e decida quais ela gosta. Para isso, é interessante incentivar a criança a participar mais da cozinha e do preparo dos alimentos com você! E também é importante levar em consideração algumas dicas, como:
⦁ Não forçar, nem ameaçar, se a criança não quiser comer.
⦁ Não oferecer recompensas, pois não é uma atitude saudável.
⦁ Não demonstrar irritação, pois isso deixa a criança ainda mais desconfortável.
⦁ Oferecer o alimento várias vezes e em preparações variadas.