Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/premiertemperos/www/novo/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2854

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/premiertemperos/www/novo/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2858

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/premiertemperos/www/novo/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3708
Como calcular a quantidade de comida por pessoa - Premier Temperos

Como calcular a quantidade de comida por pessoa

Meu filho não come verduras e legumes: o que fazer?
21 de outubro de 2020
10 dicas para escolher e armazenar alimentos
26 de outubro de 2020

    Quando vamos preparar aquele almoço em família ou mesmo receber alguns amigos em casa para uma festinha, sempre surge aquela dúvida sobre quanta comida fazer. Para acabar com essa questão de uma vez por todas, confira algumas dicas de como fazer o cálculo correto de ingredientes e preparar a porção ideal para diversas situações!

  • Como calcular a quantidade de comida por pessoa
  • A primeira coisa que você deve estar se perguntando é como é possível definir uma quantidade de comida por pessoa, se cada convidado come de forma diferente. E é justamente por isso que pensar na lista de convidados é fundamental na hora de definir o seu cardápio - afinal, como você deve ter suspeitado, de maneira geral, homens comem mais do que mulheres, assim como os adultos comem mais do que as crianças. E, claro, sempre tem algumas pessoas que repetem o prato mais de uma vez; mas por outro lado, há outras que comem pouco - por isso, deve-se trabalhar com uma média.

    Quer uma dica bem fácil para fazer isso? Pegue a receita que você escolheu preparar e veja quantas pessoas/porções ela serve. Agora, divida as frações dos ingredientes pelo número de pessoas indicado no rendimento: por exemplo, se a receita leva 800 g de carne e rende para quatro pessoas, isso dá 200 g para cada um. Com essas medidas em mãos, é só multiplicá-las pelo número de convidados e, assim, você saberá, em média, as quantias que deverá comprar dos ingredientes por pessoa.

    Ainda está um pouco confuso? Então, vamos facilitar mais! Confira abaixo a quantidade indicada por pessoa de alguns dos principais ingredientes que são utilizados em diversas receitas:

    Arroz

    Como acompanhamento, calcule em média ½ xícara de chá de arroz cru para duas pessoa.

    Feijão

    Como acompanhamento, meça ½ xícara de chá de feijão (ainda cru) por duas pessoa; como prato principal (na feijoada, por exemplo), a média é a mesma.

    Carnes, aves e peixes

    Cada pessoa consome, em média, de 100 a 120g de proteína e 140g dos mesmos cortes com osso e para preparos cozidos.

    Massas

    Calcule, em média, 100g de massa crua por pessoa quando for o prato principal e como acompanhamento. Um pacote (500g), portanto, serve 5 pessoas. A regrinha de 1 litro de água para cada 100g de massa também cabe aqui.

    Sobremesa

    A quantidade de ingredientes dependerá da receita escolhida. Mas leve em consideração que cada convidado consome, em média, 120g de sobremesa.

    Frutas

    O recomendado é 1 fruta inteira por pessoa, no caso de maçã, pera e banana, e 1 fatia por pessoa, aplica-se à melancia, melão e mamão.

    Dicas para cozinhar para várias pessoas

    Além de definir a medida, há outros truques que você pode utilizar para não correr o risco de errar no almoço ou no jantar que vai servir aos seus convidados. Uma dica que nunca falha é investir nos acompanhamentos e nas entradas, como saladas e pães, pois dessa forma as pessoas podem ir beliscando enquanto a comida está sendo preparada.

    Por falar nele, uma dica básica ao cozinhar para várias pessoas é simplificar. Portanto, em vez de fazer vários pratos, que tal preparar um principal mais elaborado e caprichar nos acompanhamentos? Receitas que são facilmente multiplicadas, ou seja, que você só precisa comprar o dobro de ingredientes para aumentar as suas porções, são verdadeiras cartas na manga - e fazem bastante sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *