Veja como combinar temperos e alimentos na hora de preparar suas refeições!
Na hora de cozinhar, é preciso não só escolher os melhores ingredientes, mas também os melhores temperos, afinal, são eles que vão dar aquele gostinho especial para sua receita. Por isso, entender quais tipos de, ervas, especiarias e temperos combinam com cada alimento é essencial. Veja abaixo algumas dicas para acertar na hora de temperar suas receitas e deixá-las ainda mais gostosas!
Muitas ervas podem ser usadas para preparar carnes vermelhas como pimenta do reino preta, salsinha, cominho e cebolinha. Mas você também pode optar pelo coentro, o louro e a canela para carnes refogadas, fica uma delícia. A hortelã combina bastante com cordeiros, enquanto a sálvia combina com carnes de porco, pato e ganso.
Para os peixes e frutos do mar, além do sal e alho clássicos, você também pode utilizar alecrim, louro e salsinha. Agora se a sua intenção é trazer um sabor mais marcante, alguns peixes ficam saborosos com hortelã, coentro e até açafrão.
Como as aves geralmente contam com um gosto menos marcante, é sempre bom usar os temperos mais fortes do seu porta-condimentos. O cominho, o alecrim, o gengibre e o curry são perfeitos para esse tipo de receita e dão um sabor muito gostoso. Além disso, você também pode utilizar salsinha, pimenta do reino e mostarda em grãos.
As massas, risotos e molhos feitas com molho vermelho combinam muito bem com manjericão, orégano e louro. Já as receitas feitas à base de leite ficam mais saborosos com noz-moscada e páprica. Você também pode usar o tomilho, o cominho, a canela e a salsinha quando for preparar esse tipo de receitas, vai da sua preferência.
Por fim, você ainda pode misturar as ervas para dar um sabor ainda mais especial na comida. Dentre as combinações mais comuns, estão:
Cheiro Verde: Salsinha e Cebolinha;
Ervas Finas: Manjericão, Orégano, Sálvia, Tomilho, Alecrim e Manjerona;
Ervas de Provence: Manjerona, Alecrim, Tomilho, Flores de Lavanda, Manjericão, Louro e Segurelha;