Aprenda temperar e realçar o sabor de diferentes tipos de carne

As melhores combinações entre temperos e alimentos
20 de maio de 2020
Do que o sal é capaz: 20 utilidades incríveis
25 de maio de 2020

    Além dos versáteis sal, alho, cebola, cebolinha, vinagre e pimenta, tradicionalmente utilizados em nossa culinária, existem vários outros temperos que combinam com carne bovina, suína, de frango ou de carneiro, acentuando seu sabor. Conheça a seguir algumas sugestões de temperos que você pode usar para realçar o sabor de diferentes tipos de carne. Mas lembre-se: você pode criar várias combinações até mesmo com outros temperos e elaborar pratos simples ou requintados. Tudo vai depender do 'gosto do freguês'.

  • Para preparar carnes assadas tempere com:
  • alho granulado, cebola, cebolinha, chimichurri, cominho, cravo-da-índia, gengibre fresco ralado, pimenta calabresa, pimenta chilli, raiz forte (para assados com molho), salsa, mostarda em pó e tomilho.

    O chimichurri é um molho à base de salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta do reino negra, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite de oliva para preparar churrasco ou acompanhar outras comidas. O molho é tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos.

  • Para carnes grelhadas use:
  • Alecrim, chimichurri, coentro e pimenta calabresa.

  • Para temperar carnes de aves use:
  • Alho granulado, cebola, cebolinha, chimichurri, cominho, pimenta calabresa, pimenta chilli, salsa e colorau.

  • Carnes de carneiro e de porco combinam com:
  • Alecrim, limão, chimichurri, coentro, pimenta calabresa, erva-doce, hortelã, manjericão e manjerona.

  • No caso dos peixes:
  • Tanto a posta quanto o peixe inteiro devem ser preparados do mesmo jeito. No caso do peixe inteiro, a dica é não se esquecer de temperar a parte de dentro. Não há necessidade de exagerar com temperos. Use apenas sal, um pouquinho de alho e pimenta do reino. Temperos ácidos como limão e vinagre também podem ser usados, pois dependendo do peixe ajudam a dar consistência, deixando a carne mais firme.

    Manjericão, alecrim, sálvia, manjerona, louro, segurelha e tomilho conferem sabor diferenciado à carne de peixe. Cuidado ao usar ervas finas, como estragão e tomilho. Não é aconselhado misturar vários tipos delas, pois a quantidade de sabores interfere no real sabor desta carne.

  • Outras dicas:
  • Em carnes fritas acrescente noz-moscada e salsa.

    Nos molhos para carnes use cominho, curry, molho shoyu, noz-moscada, páprica picante ou doce, pimenta calabresa.

    Picadinhos de carne combinam com colorau, hortelã, pimenta calabresa e salsa.

    A carne moída fica mais gostosa se temperada com hortelã, manjericão, manjerona, menta, molho shoyu ou pimenta calabresa.

    Para deixar o hambúrguer mais saboroso use alcaparras, cominho, macis (casca que que envolve a semente da noz-moscada), menta, mostarda, pimenta calabresa, segurelha (erva aromática de origem mediterrânea cuja essência lembra a hortelã e o tomilho, embora mais apimentada).

    Para fazer Goulash (guisado de carne) use cominho ralado, páprica doce ou picante.

  • Marinar
  • Marinar é o processo de amaciar e acentuar o sabor da carne por meio da sua imersão em um líquido ácido (como vinagre, suco de limão, vinho, etc.) com temperos e ervas. Alguns dos temperos podem ser: alho, coentro, dill, louro, salsa e tomilho.

    Sempre que utilizar um líquido ácido para marinar carnes, prefira recipientes não-metálicos, como vidro ou cerâmica. Recipientes de alumínio reagem com o ácido e podem deixar um sabor metálico na carne, porém o aço inoxidável é adequado, pois esse metal não é reagente. Se você deixar a carne marinando por até meia hora, pode deixá-la em temperatura ambiente. Se for deixá-la marinando por mais tempo, mantenha-a dentro da geladeira num vasilhame com tampa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *