O Catchup se tornou um molho essencial e presente nas mesas de muitas famílias, seja no cachorro-quente, hambúrguer, batata frita e entre outros, é um símbolo da culinária americana e do “Fast Food”. Por mais que o molho seja conhecido por levar tomate, a primeira versão não continha a fruta e muito menos foi criado pelos americanos. Sua origem veio da China, era um molho de peixe fermentado a base das vísceras e carne do mesmo, e que foi levado à Malásia, onde também se popularizou.
Por volta de 1700, o molho fermentado de peixe acabou caindo no gosto dos ingleses, pela sua simplicidade de estocagem e facilidade de transporte em viagens longas de navio. Porém, para ser produzido, os europeus encontraram dificuldades para achar os ingredientes, que eram encontrados apenas na China, o que levou a acrescentar outros produtos na receita original. Foi apenas em 1812, que foi registrado a primeira receita de Catchup feita com tomates.
No entanto, a popularização e consolidação apenas se deu quando Henry. J Heinz lançou o “Tomato Catsup”, a partir desse momento, foi questão de tempo para o molho expandir ao redor do mundo.