O aumento da popularidade do churrasco pelo Brasil todo fez com que o Barbecue se tornasse um molho bastante conhecido e procurado, mas afinal, qual é a sua origem e como é feito?
O Barbecue é um molho para churrasco muito utilizado nos Estados Unidos, ele surgiu na região sul do país e sua nomenclatura significa "churrasco", a palavra tem origem no termo "barbacoa" palavra utilizado pelos nativos de iucatã para nomear as carnes assadas em buracos no chão. Entretanto os franceses afirmam que a origem do termo é deles e vem de "barbe à queue” que significa "da barba à cauda" e é utilizada para nomear uma rés assada inteira no espeto.
Esse molho normalmente é utilizado para acompanhar carnes assadas, principalmente as suínas, ele pode ser pincelado na carne durante a sua cocção ou quando a carne já estiver pronta pra servir. Como toda receita que viaja de uma cultura á outra, existem muitas variantes para o mesmo molho, mas o tomate e vinagre estão normalmente unidos formando a base da receita.
Nos EUA por exemplo, a receita ganha variações de acordo com o seu estado de origem, no Kansas o molho é mais espesso, picante e algumas vezes doce, levando melaço ou açúcar mascavo.Os barbecues a base de tomates são os mais utilizados e conhecidos, o mais comum é encontrar barbecues que levem ingredientes doces e ácidos, que conferem um tom agridoce, amadeirado e claro o defumado que a gente ama. Na Albana é produzida uma versão White do molho, feito a base de maionese e seu uso é voltado para carnes de frango.