Temperos: guia de como utilizar as ervas e especiarias

Como temperar carne em diferentes preparos
10 de agosto de 2020
A História do Molho Barbecue
14 de agosto de 2020

    Quem gosta de cozinhar sabe a importância que os temperos têm. Mas entre tantas opções de ervas e especiarias, nem sempre é fácil saber quais utilizar nas receitas. Para ajudar os amantes de cozinha a dar ainda mais sabor aos pratos, A Premier fez um guia dos temperos mais consumidos pelos brasileiros:

  • Salsinha
  • Características: considerado um dos temperos mais populares e usados na culinária brasileira, a planta combina com praticamente todas as preparações por conta do seu sabor suave. Além disso, É um símbolo das culinárias indiana, tailandesa e de países indo-portugueses.

    "A salsinha ou salsa tem algumas propriedades nutricionais, sendo rica em minerais como cálcio, ferro, fósforo e enxofre, além das vitaminas C e A”.

    Combinações: vai muito bem em saladas, suco verde, chá, sopas, ensopados, carne e peixes.

  • Curry
  • Características: é uma mistura de ervas secas, torradas e moídas, como gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos. Tem sabor forte, muito característico e levemente picante.

    Tempero típico da culinária indiana, a fabricação de curry é um ritual diário nas casas do país, porém não existe uma receita universal, já que cada família tem o seu modo de preparo. “A única ressalva é que para ser um curry precisa de, no mínimo, nove especiarias, entre elas coentro, cominho e três tipos de pimenta”.

    Combinações: o curry é muito versátil e fica ótimo em peixes, frangos, molhos de carne e risotos. Também combina com legumes, ovos, aves, carne de porco e ensopados.

  • Noz moscada
  • Características: tempero obtido do fruto da moscadeira, uma árvore de porte alto, que atinge até cerca de 10 a 15 metros de altura. Originária da Indonésia, é muito utilizada na culinária árabe e seu sabor é levemente adocicado, com aroma muito forte, o que lembra uma mistura de pimenta-do-reino com canela.

    Combinações: super versátil, a noz-moscada pode ser usada em pratos doces e salgados, além de combinar muito bem com bebidas quentes, como chás, café, capuccino e chocolate quente.

  • Pimenta-do-reino
  • Características: de origem asiática, o tempero foi trazido para o Brasil pelos portugueses na colonização. “Os grãos provêm das bagas da pimenteira, uma planta trepadeira da família Piperaceae, que se desenvolve nas florestas equatoriais da Ásia”. Com uma leve picância, a pimenta-do-reino tem sabor um pouco mais suave do que a pimenta biquinho.

    Combinações: praticamente todo tipo de receita salgada, como carnes vermelhas, aves, molhos, refogados, massas e cremes salgados.

  • Cúrcuma
  • Características: também conhecido como açafrão da terra, o condimento é feito a partir de uma raiz da família do gengibre. A cúrcuma é muito utilizada na culinária indiana, no preparo de feijões e lentilha, e também para aromatizar pratos adocicados, como arroz doce e sorvete. “Já na gastronomia espanhola, é usada em pratos típicos como paellas e é um dos condimentos muito utilizado em pratos tradicionais do Mediterrâneo e Europa”.

    O sabor da cúrcuma é marcante e levemente picante, por isso, durante o preparo culinário, deve-se ter cautela ao misturar com outros temperos que tenham um aroma forte, a fim de manter o equilíbrio de sabor do prato.

    Combinações: no Brasil, um dos pratos típicos do Centro Oeste, a galinhada, leva o tempero, que também pode ser adicionado em pratos à base de qualquer tipo de carne, além de frutos do mar, arroz, saladas, sopas, molhos, massas, legumes, ensopados e ovos.

  • Manjericão
  • Características: planta herbácea de flores verdes brilhantes e folhas ovaladas, tem sabor doce e picante. “De origem indiana, foi trazida para o Brasil pelos italianos e é considerada uma planta sagrada”. Isso porque, de acordo com a história, ramos de manjericão cresciam ao redor do túmulo de Jesus Cristo, após a sua ressurreição. Além disso, o tempero, quando colocado em um vaso na entrada de casa, ajuda a evitar a entrada de energias negativas.

    Combinações: o manjericão fresco é indicado para jogar por cima de pães ou pizzas. Além de ser ótimo como molho e também para temperar carnes.

  • Orégano
  • Características: é uma erva perene e aromática e suas as folhas são utilizadas frescas ou secas. Com sabor ligeiramente amargo e quente, esse tempero é típico da culinária italiana.

    Combinações: é recomendado que se utilize em molhos de tomate, pizzas, carnes, salada e pratos à parmegiana.

  • Alho
  • Características: é uma planta, cujo bulbo (a cabeça do alho), é comestível e utilizado como tempero e para alguns fins medicinais. “Típico da Ásia e Egito, existem diversas técnicas de preparo e isso pode alterar a característica do sabor”.

    Por exemplo, quando usado o dente inteiro do alho ou cortado em grandes pedaços, o tempero pode ser usado para temperar carnes, o que dá um sabor mais forte ao alimentos.

    Agora, quando assado, o alho vira um purezinho com aroma mais adocicado. Também é bastante usado o tempero picadinho ou amassado e frito, como na preparação do arroz.

    Combinações: carnes, peixes, arroz, massas e tempero de todos os alimentos.

  • Cebolinha
  • Características: pertencente à família da cebola, esse tempero é uma hortaliça e há registro de seu cultivo cerca de 3.200 anos A.C., na civilização persa. “Há duas espécies de cebolinha: uma originária da Sibéria, a fistulosum, popularmente conhecida como cebolinha-comum ou verde, e a schoenoprasum, originária da Europa e também conhecida como cebolinha-de-folhas-finas ou galega”.

    Seu sabor é parecido com o da cebola convencional, porém mais acentuado. A cebolinha pode ser utilizada como opção para reduzir o uso de sódio e temperos prontos na hora de cozinhar. “A culinária oriental utiliza a cebolinha para dar mais sabor às sopas, como o missoshiro que é a tradicional sopa de missô, e também outros pratos típicos, como o yakimeshi, arroz temperado com o tempero”.

    Combinações: a cebolinha é muito versátil, por isso pode ser incluída em diversos tipos de receitas culinárias e tradicionalmente usa-se para aromatizar recheios de tortas salgadas, molhos de massas, sopas, omeletes, saladas, entre outros.

  • Coentro
  • Características: é uma erva aromática usada como tempero ou condimento. “Sua origem é incerta, mas muitos dizem que veio do Mediterrâneo, onde os gregos e os romanos utilizavam em pratos e bebidas”.

    O sabor do coentro tem toques cítricos e marcante, sendo muito utilizado na culinária indiana, árabe e portuguesa. Além desses, também é bastante utilizado na culinária brasileira, no Nordeste e também na região Norte.

    Combinações: vai muito bem em moquecas, ceviches, saladas e casquinhas de caranguejo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *