Bolinho de arroz com mortadela: petisco incrível e fácil de fazer
6 de novembro de 2020Fígado de boi: como escolher e dicas de como prepará-lo!
11 de novembro de 2020
Saber as diferenças entre os métodos de cozimento e dominar essas técnicas é fundamental para arrasar na cozinha! Vem conferir!
Na hora de preparar as suas melhores receitas, dúvidas sobre o cozimento dos alimentos podem surgir. Por exemplo, preparar um delicioso frango pode ser simples, mas é melhor fazer ele refogado ou assado? Será que é melhor fazer grelhado? Mas o que é mesmo isso? Qual a diferença entre guisar e refogar?
Calma, dúvidas como essas são mais recorrentes do que você imagina, e você não tem que se desesperar é tudo muito simples. Se você quer arrasar na cozinha é essencial que saiba quais são os diferentes tipos de cozimento e como colocá-los em prática. Então não se preocupe, nós vamos descomplicar a sua vida e te ensinar quais as diferenças dos métodos de cozimento para que não haja nenhuma dúvida e você possa preparar pratos deliciosos.
Assar
Assar é cozinhar o alimento em calor seco. Essa técnica é super versátil e permite que você prepare os seus alimentos no forno, no fogão, na grelha etc. Você também pode assar na panela com pouco líquido, que é ideal para carnes menos macias. Um método muito utilizado na cozinha, permite preparar todos os tipos de receitas.
Refogar
Quando uma receita pede para você primeiro refogar os ingredientes, ela está querendo dizer que você precisa fritar rapidamente o seu alimento, para isso você utiliza pouca gordura e mexe constantemente. Mas saiba que cada alimento tem um tempo para ser refogado, por exemplo: você sabe que as cebolas estão refogadas, quando elas ficarem transparentes.
Grelhar
Grelhar os seus alimentos significa cozinhar com calor direto e seco. O nome é por causa do utensílio que se usa para fazer esse método, a famosa grelha. Ela pode estar no seu forno, geralmente na parte de cima, ou pode ser comprada separadamente. Esse método, é muitas vezes considerado mais saudável, pois permite que você prepare seus alimentos com pouca ou sem nenhum gordura. Você pode preparar carnes, legumes e até frutas grelhadas!
Selar
Normalmente essa técnica é utilizada com carnes, e consiste em dourar todos os lados da peça de carne em fogo alto. Criando assim uma crosta que garante a umidade e a maciez da sua da carne, pois fecha a superfície, evitando a perda de de sucos naturais da carne e um consequente ressecamento. Então para uma carne mais suculenta e saborosa, aposte nesse método.