Alergias por comida são muito comuns , e é bom saber que reações alérgicas podem ocorrer até mesmo se o contato com o alimento tenha sido indireto.
A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que acontece depois da ingestão de um certo alimento. Em muitos casos, o organismo rechaça algumas proteínas que ele entende como prejudiciais, e para se proteger, libera, por exemplo, histamina, uma substancia responsável pela inflamação.
A alergia ao leite é bastante comum em crianças, porém costuma curar depois dos 5 anos de idade. O leite de vaca costuma ser o que mais causa problemas
Entre as crianças, peixe é a terceira maior incidência de alergia, depois de leite e ovo. É normal que essa condição se mantenha durante a vida adulta. Mas é interessante dizer que ser alérgico ao peixe, não quer dizer que você seja alérgico a todos frutos do mar. Mesmo assim, os especialistas alertam para que não consumam em nenhum caso.
Alergia ao glúten, mais conhecida sobre doença celíaca, é uma resposta a esse tipo de proteína. Ela se faz presente em produtos como o trigo, cevada ou centeio.
Mesmo parecendo inofensivo, amendoim é um dos alimentos que mais causam graves reações alérgicas. Mesmo uma pequena quantidade de amendoim pode causar uma reação mais séria. O corpo pode confundir proteínas com algum conteúdo nocivo, e o sistema imunológico solta substancias químicas no sangue, provocando sintomas.