A cebolinha é um tempero de origem europeia e bastante usada na nossa culinária, espalhou-se pelo mundo através das navegações portuguesas. Pode ser usado desde as folhas, até o talo da cebolinha, assim como a salsinha, ela deve ser usada preferencialmente ainda fresca. É recomendado acrescentar pedaços de cebolinhas sempre após desligar o fogo, próximo da hora de servir, para manter seu sabor e os valores nutricionais.
Seu é bastante versátil, combina com saladas, legumes frios e quentes. Sopas, grãos queijos e molhos frescos para todos os tipos de carnes, dando destaque as brancas e os pescados. Para quem é vegetariano, o uso da cebolinha vai dar um toque especial nas receitas que levam ovos, como omeletes e suflês.
Seus benefícios nutricionais são vários, ela contém antioxidante e substâncias anti-inflamatórias em larga quantidade. De acordo com estudos feitos na Universidade de Maryland, no Estados unidos, afirmam que essas substâncias diminuem o risco de câncer de mama, cólon, próstata e ovário.