A coxa e sobrecoxa de frango costumam ter bastante gordura, o que deixa a carne super suculenta na hora de servir. Com essa parte da ave, é possível fazer receitas deliciosas, como a coxa e sobrecoxa na cerveja e a coxa e sobrecoxa frita. Se você tem dificuldade para desossa-las, confira as dicas e veja como desossar coxa e sobrecoxa de frango de uma maneira fácil a seguir:
Na hora de desossar coxa e sobrecoxa de frango, o mais importante são os materiais usados. Além de um produto fresco e de qualidade, você deve procurar itens que te ajudem nessa tarefa. Uma boa tábua de corte e uma faca bem afiada são essenciais. A tábua deve ficar em uma área limpa e que te dê bastante mobilidade. Além disso, confira se ela está bem fixa e apoiada. Dica: você pode colocar um pano molhado por baixo da tábua para dar mais segurança na hora dos cortes. Isso vai impedir que ela se mova muito no preparo. A faca deve estar bem afiada, por isso preste muita atenção ao manusear.
A faca deve ter a ponta mais fina para que ela consiga retirar a cartilagem e os ossos sem danificar a carne. Por isso, preste atenção a esse detalhe importante e escolha uma ponta estreita. O cabo deve ser firme e te dar a segurança na hora de fazer as incisões. Nessa hora você também pode usar uma tesoura de cozinha, igualmente afiada. Sempre aposte nos materiais de pontas mais finas possíveis; isso vai impedir que você estrague a carne.
Na hora de começar os cortes se certifique de que as peças estão em perfeito estado e vire-as com a pele para baixo. Você poderá ver os ossos e as cartilagens bem presos na carne. Nesse momento você pode optar por dois jeitos diferentes:
Encaixe os dedos delicadamente entre os ossos e vá apertando. Perceba onde eles começam e onde terminam, é importante para que você não erre os cortes. Com a ponta da faca, vá fazendo cortes bem rentes aos ossos, de modo que eles soltem da carne. Quando eles estiverem completamente soltos, retire-os com cuidado e limpe as cartilagens que sobrarem.
Comece raspando a ponta do osso da coxa do frango, de modo que a carne solte completamente. Depois disso, delicadamente, faça movimentos circulares até que o osso solte e saia completamente. Faça o mesmo na outra ponta. Finalize retirando as aparas e as cartilagens que sobrarem.