Descubra por que o alimento é o preferido para o churrasco
Reconhecido desde o início dos tempos por suas qualidades de conservação, o sal tornou-se para a humanidade algo necessário à vida cotidiana e, por isso, um alimento de grande simbolismo. Em línguas primitivas, como a assíria, a bela expressão “homem do meu sal” significava amigo, já indicando a sua importância no imaginário dos humanos.
O sal marinho, em sua versão refinada, é o mais utilizado nas cozinhas, e o grosso é o soberano das churrascarias e churrasqueiras domésticas. Mistura de cloreto de potássio, magnésio, sulfato de cálcio, iodo e micro partículas orgânicas, é encontrado nos oceanos e recolhido nas salinas ou em locais subterrâneos e fossilizados, banhados pelo mar em épocas remotas.
Mas por que o sal grosso é o preferido para o churrasco? Na origem, era mais fácil para ser levado pelos peões nos pampas, já que o sal fino poderia melar no lombo dos cavalos. Ao aspecto prático, soma-se a vantagem de que ele não salga em demasia, apenas o necessário na superfície, podendo ter o excesso retirado. O sal fino, ao penetrar mais profundamente na carne, atrai os sucos para fora, deixando-a ressecada por dentro. Portanto, todos os motivos fazem do sal grosso e seu gosto fundamental um verdadeiro amigo. Desde o tempo dos assírios.