A baunilha é uma especiaria que hoje em dia vale ouro, considerada a melhor amiga do confeiteiro, ela agrega um sabor e aroma espetacular. Diferencial nas sobremesas, algumas pessoas podem ficar em dúvida quanto sua utilização e suas versões. Você pode encontrar essa especiaria em forma de extrato, fava, essência e entre outros.
Vamos mostrar as diferenças e os modos de utilizar cada um nas suas receitas.
Considerada a mais especial de todas as versões, a fava de baunilha é vendida em seu estado mais natural. Para utilizá-la, basta abrir a fava ao meio e retirar suas sementes, sua casca também pode ser usada. As sementinhas já estão prontas para serem utilizadas em qualquer receita, obtendo um perfume diferente nos pratos.
O extrato de baunilha é bastante marcante, mesmo quando usado em pequenas quantidades, por isso é recomendado usá-lo com moderação. É possível fazer esse tempero na sua casa, basta colocar 5 favas já sem as sementes, em garrafas de 250ml com vodka, de forma que o líquido cubra todo o ingrediente. Depois armazene em um local escuro, você obterá o resultado por mais ou menos após dois meses. Ótimo para aromar bolos de pães de mel.
Pouco conhecido, o açúcar baunilhado é uma ótima opção para ser adicionado em biscoitos e massas mais neutras. A diferenças é notável!