Quantas vezes você entrou em um açougue sem saber qual carne deveria comprar para fazer um picadinho, ou qual é o melhor corte para fazer uma tradicional carne assada? Calma! Estamos aqui para facilitar sua vida na cozinha! Listamos os principais cortes de carne e as melhores maneiras de prepará-los!
Quem está começando a cozinhar ou quer arriscar um prato novo na cozinha, sabe muito bem que a escolha certa da carne para um prato específico é um desafio.
Então, separamos 7 diferentes tipos de cortes de carnes e dicas de quais pratos combinam melhor com cada uma. Você vai poder ir ao açougue sem medo de errar.
Esse corte é a estrela do churrasco! A picanha é uma carne nobre conhecida por sua maciez e sabor super acentuado, que se deve à generosa camada de gordura que a envolve. Ela pode ser cozida e assada no forno, mas o churrasco é o ponto forte de preparo dessa peça de carne tão suculenta.
A alcatra é uma parte nobre do boi que é formada por 5 cortes diferentes de carnes, dentre elas a picanha e a maminha. Esse conjunto é chamado de “alcatra completa” e dá origem a diversos outros tipos de cortes. Ela é perfeita para bifes, rosbife de panela e também é uma queridinha dos churrascos!
O filé mignon é uma carne bovina super suculenta e sem dúvidas o corte mais macio da nossa listinha. Por ser uma peça lisa sem nenhuma gordura, fibra ou nervo, ele é geralmente escolhido para pratos finos como medalhões, estrogonofe e rosbifes. Ou seja, se você estiver pensando em fazer um jantar mais sofisticado, o filé mignon é o corte perfeito!
O patinho é uma carne magra localizada na parte traseira do boi. Ela é um pouco menos macia que a alcatra mas não perde em nada no sabor. Essa carne é ideal para moer e perfeita para o preparo de quibes e picadinhos. Para escolher no açougue, lembre-se que esse corte tem um formato um pouco mais arredondado que o coxão mole.
O lagarto é um corte de primeira e faz parte do coxão duro. Por ser uma carne um pouquinho mais dura que as outras, requer mais tempo de forno para ficar bem macia. Seu corte a faz ser uma das favoritas para ser recheada (com legumes e bacon fica bem gostosa!). Além disso, também é boa para o preparo de ensopados, cozidos em geral e pode também ser assada. Se quiser preparar bifes com essa carne, opte pelo à milanesa.
A maminha é um dos cortes de conjuntos de carne que formam a alcatra e é super famosa por sua suculência e sabor suave. Por ser uma carne com maior teor de gordura, é recomendado que seja servida bem-passada. Ela é ideal para assados, carnes de panela, bifes e até mesmo sem preparada em um churrasco ou na grelha. Essa peça de carne é super versátil, viu?
Chegamos a um dos cortes mais gordurosos e suculentos do boi: o cupim. Essa carne é caracterizada pela grande presença de gordura, o que proporciona maciez única ao seu corte. Ela precisa de um cozimento lento e é pedida certa em churrascarias! Uma dica para deixar a carne ainda mais macia, é cozinhá-la previamente na panela de pressão antes de ser assada na grelha ou no forno.