A canela é uma árvore encontrada em maior abundância na Ásia e na região de Oriente Médio, sendo nativa do Sri Lanka. A que compramos em supermercados é a casca desta árvore, vendido como pau ou em um pó. Os dois tipos mais populares de canela são Ceilan e a Casia, que se derivam de diversas árvores.
É uma das especiarias mais velhas do mundo e muito valorizada, podendo ser empregada em diversas preparações. Contém propriedade curativa que vem dos componentes ativos dos óleos essenciais. A canela também possui elevada capacidade antioxidante.
A canela é um alimento nutritivo, boa fonte de ferro, de cálcio e de manganês. Além de um potente antioxidante. Confira abaixo alguns benefícios da canela:
Estimula o sistema imunológico contribuindo para melhorar a resposta do organismo contra o vírus causador de gripes.
Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry dos Estados Unidos observou que a canela contribuiu para o metabolismo do açúcar, o que ajuda no controle da diabetes.
A canela, por possuir, compostos fenólicos exerce atividade antioxidante, neutralizando os radicais livres, assim ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.
No extrato de canela, encontramos o polifenol MHCP, que reproduz a ação da insulina nas células e pode auxiliar na redução dos níveis de açúcar no sangue, o que torna o condimento um grande aliado no controle do diabetes.
Acredita-se que devido às ações antioxidante e anti-inflamatória, a canela contribui para a redução do colesterol, porém, ainda são necessários mais estudos para poder afirmar esse benefício.
A canela, por ser um alimento termogênico capaz de aumentar o gasto calórico do organismo, pode contribuir para o emagrecimento.
Podemos encontrar a canela em pau, usada para chás, compotas, infusões, marinados, picles, ensopados e até incenso. A canela em pó, no entanto, é um condimento muito usado em bolos, pães, biscoitos, mingaus e doces. O óleo essencial, extraído das folhas e cascas, é muito usado na aromaterapia, para banhos, inalação e compressas.