As ervas naturais e especiarias são alimentos que perfumam e dão mais sabor para as refeições, sendo recomendado por deixarem a alimentação mais saudáveis e também por diminuírem a necessidade de adição de sal, que deve ser consumido com moderação.
Sua história e importância está relacionada às rotas europeias comerciais da antiguidade, entre os séculos XV e XVI, onde o mercado de especiarias era bastante lucrativo e expedições eram enviadas em busca de produtos valiosos, como o cardamomo e a pimenta-do-reino.
As ervas naturais e especiarias podem ser usadas frescas ou desidratadas nas mais diversas receitas. Confira abaixo os benefícios e indicações dos principais:
É uma das especiarias mais conhecidas do mundo, utilizada em pau ou em pó. É utilizada em pratos salgados, mas principalmente em doces, como mingaus, canjicas, compotas de frutas e chás. Tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a controlar o diabetes, melhorando ação da insulina nas células.
Pode ser encontrado na forma de grão ou em pó e usado em vários tipos de receitas doces ou salgadas, utilizado em muitas receitas, como curry. Também é usado no preparo de pães, queijos, carnes, molho de tomate, batata e lentilha.
Aromático e com sabor picante, é normalmente encontrado em grãos, em pó ou em extrato líquido. Pode ser utilizado em compotas de doces, pudins, caldas, bolos e pães, e diversos assados de peixes, carnes, pernil e tender. Tem ação antioxidante, analgésica e antisséptica.
Apresenta sabor e cheiro fortes, podendo ser usado fresco ou em pó em inúmeros pratos, especialmente os de carne. Usado também para preparar bolos, pães, bolachas, molhos, chutney, conservas, saladas, chás, sorvetes e preparações orientais, sendo indispensável no preparo do quentão, típico das festas juninas. Por ter ação termogênica, pode auxiliar na perda de peso, atuar como antioxidante e anti-inflamatório e aliviar a enxaqueca.
Mais utilizado na versão desidratada, pois é o que tem mais sabor. É o tempero típico de pizzas e molhos de tomate, vinagrete e molho para salada, também usados em carnes, ensopados e peixes, sopas e molhos à base de leite e queijos.