O cravo-da-Índia é uma especiaria utilizada na culinária para aromatizar e enfeitar os pratos, seu sabor marcante consumida sozinha causa a sensação de dormência na boca. Nos países como Brasil, Portugal e Índia, a especiaria é bastante utilizada em assados, já na França, é usado para aromatizar pratos em cozimentos. Apesar de ser um condimento presente em nosso cotidiano, ele esteve na sociedade há mais de dois mil anos na culinária.
Além de seu uso na gastronomia, também possui propriedades medicinais, os chineses utilizam do cravo como um poderoso antisséptico há mais de mil anos. Durante muito tempo, o cravo era considerado raro e tinha um alto valor no mercado, a especiaria vem de uma árvore nativa da Ilha Molucas, e foi descoberta pelos europeus apenas por volta do século IV.
Suas árvores chegam até 15 metros de altura e podem dar frutos por mais de meio século. No Brasil, o estado produtor do cravo é a Bahia, mas também é cultivada em outras regiões do mundo, como as ilhas de Madagascar e Granada.