Como temperar carne em diferentes preparos

12 temperos e especiarias para ter na cozinha
7 de agosto de 2020
Temperos: guia de como utilizar as ervas e especiarias
12 de agosto de 2020

    Confira as combinações de ingredientes que funcionam na hora de fazer carne assada, ensopada, grelhada e na churrasqueira.

    Sempre presente no cardápio do brasileiro, a carne vermelha é uma proteína muito democrática na cozinha. Diferente de peixes e aves, ela aceita uma infinidade de temperos que variam conforme o corte, o formato e o modo de preparo escolhidos pelo cozinheiro.

    Seja na panela, na grelha, na frigideira ou no forno, as carnes de origem bovina podem ser previamente marinadas ou temperadas apenas na hora de ir ao fogo – o que depende da espessura do pedaço que será usado. Mas, antes de pensar em ervas e especiarias, vale lembrar que ela pode ser temperada apenas com dois ingredientes básicos: sal e pimenta do reino.

    Ainda que existam combinações certeiras de temperos, é preciso saber que o resultado final vai depender sempre do gosto de cada um. Para facilitar a escolha dos condimentos, A Revista da Mulher reuniu algumas maneiras de como temperar carne em casa. Confira e teste já!

  • Carne ensopada ou cozida
  • Antes de tudo, lembre-se que carnes preparadas em cozidos ou ensopados devem ser seladas em óleo quente antes de continuarem a cozinhar. Nesta etapa, basta temperar com sal e pimenta do reino e em seguida acrescentar os outros temperos no próprio caldo que se forma na panela.

    Em geral, carnes ensopadas vão bem com alho, cebola, cominho, louro, orégano, páprica (doce ou picante), colorau, curry, molho inglês, tomilho desidratado. No caso de peças inteiras, a exemplo do lagarto, vale ainda acrescentar cerveja ou vinho tinto para dar um sabor especial ao molho do preparo. Use também cheiro verde picado para finalizar o tempero.

  • Carne assada
  • O tipo de tempero é o segredo para fazer uma carne assada suculenta e saborosa. Neste caso, o ideal é preparar uma pasta aromatizada que deve ser bem espalhada sobre a peça ainda crua. Além disso, outro truque é furar a carne diversas vezes com uma faca para que o tempero penetre e a carne fique saborosa por inteiro.

    Use um ingrediente rico em gordura (azeite, maionese e/ou manteiga) como base e bata no processador com sal, pimenta, alho, cebola, cheiro verde, tomilho e orégano. Quem quiser pode ainda completar com outros condimentos, como mostarda, cominho e louro em pó. Depois, é só assar a carne e se deliciar!

  • Carne grelhada ou frita
  • Prefira sempre bifes ou filés na hora de preparar uma carne grelhada ou frita em casa. Por serem mais finos, eles não precisam marinar por muito tempo e também não devem ficar em contato com temperos líquidos (seja água, shoyu ou bebidas alcoólicas) - senão perdem a cor e ainda correm o risco de ficarem duras durante o preparo.

    Por isso, é preferível usar temperos secos, como ervas desidratadas (tomilho, alecrim, orégano, salsa) e condimentos em pó que vão de páprica a canela. Alho ralado bem fininho também confere um delicioso sabor à carne. Sem esquecer, é claro, da dupla indispensável de sal e pimenta do reino.

  • Churrasco
  • Muitos cozinheiros preferem utilizar apenas sal grosso no churrasco, porque o condimento sozinho já realça o sabor das carnes. Porém é possível variar na preparação do ingrediente usando temperos simples, como alho, alecrim, tomilho e pimenta do reino moída na hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *