Algumas das preparações mais famosas que utilizam o cominho como ingrediente são o molho barbecue e o curry
De nome científico Cuminum cyminum, o cominho é um tempero conhecido desde o Egito Antigo. Atualmente, é cultivado especialmente na Índia, África do Sul, Oriente Médio e México, mas, vale destacar, utilizado no mundo inteiro.
O cominho era utilizado desde a antiguidade no preparo de alimentos e de licores. Ainda hoje, é um ingrediente muito comum no preparo de carnes, molhos, assados, pães, queijos, sopas e até alguns pratos doces.
Seu uso mais comum é em forma de pó. “As preparações mais famosas que utilizam o cominho como ingrediente são o molho barbecue e o curry”. Outros exemplos de pratos que se utilizam da iguaria são o kibe cru e homus, famosos na culinária árabe.
Os benefícios do cominho, porém, vão além do fato de dar mais sabor aos pratos. Conheça as vantagens deste tempero e saiba como utilizá-lo no seu dia a dia.
Um estudo publicado no jornal científico Fundamentals of Clinical Pharmacology apontou que o cominho pode oferecer benefícios em longo prazo no que diz respeito à saúde cardiovascular, já que seu consumo constante foi relacionado a valores mais baixos de colesterol LDL e de pressão sanguínea.
O consumo de cominho pode ajudar a combater a anemia pelo fato de ser rico em ferro.
Melhora da digestão
O tempero é ainda conhecido por ajudar a melhorar a digestão e evitar gases.
O cominho oferece ação antioxidante, facilitando o processo de eliminação de toxinas do corpo.
O consumo regular de cominho também contribui para a melhora da memória, pois eleva os níveis de concentração. Vale destacar que a melhor maneira de incluir o cominho na sua alimentação é contando com as orientações de um nutricionista para, então, usufruir da melhor maneira dos benefícios que ele pode oferecer à saúde.
Este é provavelmente seu uso mais comum. O pó é proveniente da semente seca moída e tem sabor bem marcante. Bianca destaca que ele pode ser utilizado como ingrediente de receitas, sugerindo-se utilizar uma ponta de faca. Os estudos sobre cominho ainda são escassos na literatura científica, porém, sugere-se utilizar uma ponta de faca como medida caseira (na forma em pó).
É possível preparar um chá com a semente do cominho. “Leve 500 mL de água ao fogo até ferver, apague o fogo e acrescente uma colher (de sobremesa) de semente de cominho. Abafe por 10 minutos. Basta coar e beber”,
A iguaria ressalta o sabor dos mais variados pratos à base de queijos, carnes, ovos e legumes. Aromática, pode ainda ser acrescentada a molhos e pães, bem como a alguns tipos de licores, conservas e compotas doces.