Açafrão e pimenta preta oferecem muitos benefícios para saúde, devido às suas propriedades, a curcumina e a piperina, respectivamente. Neste artigo vamos explorar os benefícios do consumo dessas duas propriedades.
Açafrão, ou cúrcuma é uma especiaria realizada em alta conta por suas propriedades de saúde abundantes e seus usos culinários. É uma erva favorita da medicina tradicional ayurvédica e chinesa, e seus usos terapêuticos remontam a milhares de anos.
Numerosos estudos descobriram que a raiz de cúrcuma pode ter um efeito positivo significativo no sistema neurológico, bem como, cardiovascular, metabólico, sistema imunológico e saúde celular.
Pode até mesmo ajudar a apoiar a tireoide e promover a longevidade. Açafrão deve suas muitas qualidades de promoção da saúde a curcumina, o composto natural que dá açafrão sua rica cor dourada.
Enquanto açafrão e pimenta preta cada um tem suas próprias propriedades de saúde únicas, muitas das propriedades são aprimoradas quando você combina os dois.
Além disso, açafrão contém muitos compostos com propriedades antioxidantes. A curcumina, em particular, é um potente antioxidante. Na verdade, é dez vezes mais potente do que o resveratrol, o antioxidante muito sensacionalista do vinho tinto, por exemplo.
A piperina possui suas próprias propriedades antioxidantes. Inclusive, estudos em animais descobriram que a piperina pode reduzir o estresse oxidativo causado por uma dieta rica em gordura. Por isso, consumir açafrão e pimenta preta regularmente, você ganha o dobro de proteção antioxidante, ajudando você a ficar mais saudável, por mais tempo.
Estudos in vitro descobriram que a cúrcuma resiste a organismos prejudiciais, embora sejam necessárias mais pesquisas para determinar se esse efeito pode ser replicado no corpo humano. Como um bioenergizante, a pimenta preta não só aumenta essas habilidades, mas também resiste a organismos prejudiciais.
No fígado, açafrão ajuda a aumentar a eliminação do colesterol, aumentando a produção de bílis. A curcumina também protege as células do fígado contra danos causados por toxinas como peróxido, galactosamina, fumaça de tabaco e produtos químicos domésticos, por exemplo.
Pimenta preta ajuda, aumentando a biodisponibilidade da glutationa, um composto importante que protege o fígado a nível celular.
Por fim, a medicina ayurvédica conta com açafrão para apoiar a saúde digestiva por milhares de anos. Estudos modernos descobriram que reduz espasmos e flatulência.
Aliás, descobriu-se que a cúrcuma e a pimenta-do-reino aumentam a atividade das enzimas digestivas no intestino, ajudando o organismo a processar os alimentos de maneira mais rápida e fácil.