Páprica é uma especiaria feita a partir do pimentão ou pimenta secos e moídos. Muito popular em diversos países do mundo, o condimento é típico da culinária da Hungria. E não por acaso, o nome do ingrediente vem de uma palavra húngara que significa pimenta.
A páprica existe em duas versões: doce ou picante. O que muda é a variedade do pimentão usada e o processo de fabricação. “Geralmente a páprica mais ardente e de cor clara é produzida com o pimentão sem sementes. Já a páprica escura é a doce, preparada com sementes”. No entanto, essa regra tem exceção, já que existem diversos tipos de pimenta e pimentão que dão origem ao tempero.
Se você optar por espetar a linguiça (o que facilita bastante seu tempo na churrasqueira), preste bastante atenção. O ideal é usar um espeto duplo, para dar uma maior mobilidade. Mas se você tiver apenas o único, use uma grelha por baixo para apoiar. Separe todos os gomos da linguiça, deixando todas enfileiradas sobre uma tábua. Assim, use uma mão para enfiar o espeto com cuidado, bem no centro, e a outra por cima das linguiças para segurar e organizar a posição. Enfie até o final da fileira formada pelas linguiças (fique ligado para que tenha espaço suficiente nas duas pontas. O ideal é colocar as linguiças primeiro para que a gordura pingue na brasa e dê tempo das labaredas descerem.
A páprica doce é assim chamada pois não é apimentada como a versão picante. De sabor bastante suave, ela é usada sobretudo para colorir diversos pratos. Quem busca um gosto mais acentuado deve dar preferência à páprica picante.
Para os iniciantes na cozinha, experimentar a especiaria em pratos simples, como arroz, batata assada ou em preparações com frango (veja receita abaixo). Peixes, carnes, aves, canapés, ovos, tortas salgadas e molhos também podem levar o ingrediente. Outra dica saborosa é salpicar páprica sobre batata frita.
É preciso tomar cuidado, entretanto, para não ferver o condimento, pois ele pode dar um gosto amargo aos alimentos. “A páprica pode ir ao fogo por pouco tempo, no máximo cinco minutos, e o ideal é acrescentá-la ao final da receita”.
A boa notícia é que, além de dar mais sabor às receitas, a páprica também apresenta benefícios para o organismo. Ela melhora a saúde do coração e dos olhos, auxilia no tratamento do diabetes e doenças autoimunes e é rica em antioxidantes.
Para desfrutar desses efeitos benéficos para o corpo, basta usar de uma colher de chá a duas colheres de sopa (dependendo do prato) na receitas do dia a dia.