As saladas são pratos essenciais e estão sempre presentes na mesas da maioria dos Brasileiros, seja uma salada elaborada ou de forma mais simples.
Nesse post vamos dar algumas dicas de como deixar a sua salada ainda mais saborosa.
Para uma salada ser saborosa, ela precisa ser bem temperada: azeite e sal são o ponto inicial deste tempero. Entretanto, acrescentar molhos diversificados é uma maneira super fácil de deixar sua salada mais gostosa e mais interessante. Como existe uma grande variedade de molhos que você pode experimentar, a sua salada sempre vai mudar de acordo com o molho que você escolhe.
Quando pensamos em salada, pensamos logo em alface e tomate, certo? Porém a salada pode ser muito mais que isso, basta usar a criatividade. Você pode adicionar queijos, castanhas, sementes, frutas, ervas frescas e muito mais. É possível criar uma enorme variedade de sabores acrescentando poucos ingredientes que podem mudar o seu prato.
Não fique preso às folhas verdes: invista em legumes ralados, grelhados ou cozidos. Você também pode variar ainda mais e acrescentar grãos como lentilha, feijões e grão-de-bico, por exemplo. Dessa maneira, você pode fazer vários tipos de saladas diferentes e mais atraentes, cheias de cor, texturas e sabores.
Outros temperos podem ajudar a trazer ainda mais sabor para seu prato. Invista em ervas secas e frescas, pimentas e até mesmo alho e cebola bem fritos para deixar tudo ainda mais saboroso: pode temperar sem medo!
Um ponto principal de uma boa salada é o mix de textura: ela deve conter elementos crocantes, ingredientes macios e um pouco de cremosidade para ser perfeita. Por isso, invista em croutons e castanhas para dar crocância, ingredientes como frutas e queijos para trazer maciez. Folhas variadas e legumes ralados crus são ótimas opções de base e molhos trazem cremosidade, por exemplo.
Adicionar proteína como lascas de carne, presunto em cubos, bacon frito e queijos cortados é uma ótima maneira de deixar sua salada com muito mais sabor. Não precisa de muito: nessas horas, o ideal é equilibrar bem a proporção e usar a proteína para temperar. Para quem não come carne, cogumelos e leguminosas também conseguem trazer muito mais sabor e deixar a salada mais gostosa.