Mitos e verdades sobre o arroz integral
17 de outubro de 2019Espaguete ao Limão Siciliano
6 de novembro de 2019
Ao entrar na puberdade, os adolescentes, em virtude das alterações hormonais, tendem a ter muito mais apetite, pois é um período de muitas mudanças. Dessa forma, é fundamental que os adolescentes tenham uma alimentação saudável, principalmente hoje em dia, em que as ofertas de alimentos gordurosos e Fast Foods são muito mais chamativas para os jovens.
Por isso, aqui vão 10 dicas para uma melhor alimentação na adolescência:
- Pra manter, perder ou obter peso, a melhor recomendação é a orientação de um profissional especialista da área. Nessa fase da vida, o aspecto fisico é bastante importante, mas muitas noticias equivocadas aparecem nas redes sociais, confundindo muita gente. Portanto, não corra riscos, procure ajuda com alguém da área.
- Coma 5 ou 6 vezes ao dia. O ideal é alimentar-se no café da manha, almoço, jantar, além de lanches saudáveis nos intervalos. Evite pular refeições.
- Resista ao máximo produtos industrializados, refrigerantes, fast-food e alimentação de preparo instantâneo.
- Coloque em seu cardápio frutas, verduras e legumes. Se possível, todos os dias.
- Nesse período de mudanças no corpo, é importante se alimentar também de carboidratos: massa, arroz e pães, mas não em excesso.
- Tenha uma refeição sempre colorida. Por exemplo: o vermelho do tomate, branco do arroz, o escuro da carne e verde dos legumes.
- Alimentos ricos em cálcio são essenciais, leite, derivados etc. São importantes na fase de crescimento.
- Evite ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas e energéticos. No caso do álcool é até ilegal, já os energéticos possuem cafeína, o que pode prejudicar o sistema cardiovascular e renal.
- O mais óbvio de todos: exercício físico é necessário. Não fique muito tempo em frente à TV e celular. Tente dormir pelo menos 8 horas por noite. São fatores essenciais para um bom crescimento.
- Escolha lanches saudáveis nos lanches da escola e nos momentos de lazer. Qualquer dúvida, procure um nutricionista para melhores informações.