O cardamomo é uma vagem de origem na Índia, suas sementes são adocicadas e são elas que os cozinheiros utilizam nas cozinhas. Seu uso costuma ser em pratos doces, bolos ou pães, porém, é perfeita para fazer marinadas para carnes e temperar o arroz. Sua combinação com fruta cítricas, baunilha e açafrão também é ótima, como por exemplo, aromatiza molhos que levam limão ou laranja.
A especiaria auxilia na produção de saliva e suas fibras alimentares ajudam nos movimentos regulares do intestino, evitando a prisão de ventre. Por conter óleos voláteis, também traz benefício na prevenção de gases e inchaços.
As sementes de cardamomo têm substâncias que matam bactérias relacionadas às úlceras. Por ter uma propriedade relaxante, alivia dores causadas pela gastrite.
Os óleos voláteis presentes, o cardamomo é ótimo pata nutrir o couro cabeludo e o manter hidratado, ajudando na remoção de caspas e tornando os fios mais brilhantes. Para a pele, ele retarda o envelhecimento de células e aparecimento de rugas.